No nosso artigo anterior falamos sobre como definir corretamente o perfil tecnológico que a empresa necessita, elemento chave para um recrutamento de sucesso.
Se você já fez isso, parabéns! Você deu o primeiro passo, mas aí vem o próximo desafio: como atrair aquele perfil ideal com sucesso, sem um processo cansativo de recrutamento ou tentativa e erro?
Com um anúncio eficaz de emprego. E o que queremos dizer com um anúncio eficaz de emprego? Bom, não tanto salários ou pacotes de benefícios invejáveis (CUIDADO, são importantes), mas sim uma vaga que engaje, que faça o candidato se apaixonar para que sonhe em trabalhar na sua empresa.
E como é construído esse anúncio de emprego eficaz? Continue lendo.
Tudo começa com você
Talvez a vaga que você publica seja para outra pessoa, mas o sucesso de um bom anúncio de emprego começa com você. Porque? Fácil: porque a primeira pessoa convencida de que sua oferta é atrativa deve ser você mesmo. “Acho que está tudo bem” ou “não temos tempo para ser criativos” não se aplica aqui: seu anúncio deve ser aquele que você aceitaria sem hesitação ou desejo de ter recebido no passado.
Uma vaga deve ser sincera, transparente e com todas as informações que o candidato precisa saber antes de passar por inúmeros filtros que desperdiçam tempo para ambos.
Além dos perfis ou especialidades técnicas, você está se dirigindo a um ser humano que tem objetivos, compromissos, necessidades, dívidas e sonhos que pretende abordar graças à oportunidade que você compartilha. Então coloque-se no lugar dele e pense como ele ao escrever seu anúncio.
Que elementos constituem um anúncio de emprego eficaz?
Bom, já falamos sobre sinceridade e transparência, mas há detalhes adicionais que você deve abordar se quiser atrair o perfil ideal que sua empresa precisa. Aqui nós os descrevemos:
- Conheça bem o perfil: Já aconteceu muitas vezes de um recrutador exigir condições técnicas irrealistas ou impossíveis de cumprir, como ter +5 anos de experiência no ChatGPT se este foi criado em 2022, por exemplo. Certifique-se de entender e dominar os requisitos técnicos antes de publicar a oferta, os devs vão agradecer… ou vão usar a sua vaga como exemplo do que não fazer.
- “Venda” sua empresa: Independentemente de ser um gigante corporativo ou um unicórnio recém-fundado, destaque os benefícios da sua empresa. Diga o seu nome (esqueça o mistério de “importante empresa líder no setor”, como se fosse uma agência ultrassecreta). Fale sobre sua cultura, sua história, atividades, conquistas, redes sociais, como cuidam de seus funcionários. Destaque a reputação e acrescente qualificações externas que o tornem o próximo capítulo irresistível do candidato. Lembre-se: projete a vaga que faria seu coração bater forte.
- Redação interessante: Apele para sentimentos e aspirações com sua oferta. Não se trata de elencar tudo o que você espera do candidato, mas de persuadi-lo, convencê-lo, convidá-lo a superar os próprios limites. Se for exigir, indique também como vai recompensá-lo. Lembre-se: o mercado de trabalho também é quid pro quo.
- Detalhe bem as condições: indique claramente o salário oferecido, benefícios, modalidade (presencial, home office ou híbrida), tipo de vínculo (full-time, part-time, freelancer, CLT, PJ), oportunidades de crescimento e formação. Algumas empresas omitem essas informações por medo de não se interessarem ou de a concorrência roubar um candidato, mas é sempre melhor ser honesto desde o início. Sempre tem alguém ideal para uma vaga, então se alguém gostar das suas condições (tornando-as interessantes, claro), ele(a) se candidatará.
- Comunicação: Talvez os devs passem boa parte do dia sentados em frente a uma tela sem conversar muito com os colegas, mas isso não significa que não tenham dúvidas ou preocupações sobre a sua vaga. Se você é o recrutador(a), ofereça canais de contato (e-mail, WhatsApp, LinkedIn, etc.) e responda o mais rápido possível. Não negligencie essa parte, mesmo que haja muitos candidatos, pois ela diz muito sobre a cultura da sua empresa e pode motivar o desenvolvedor a se candidatar definitivamente. Lembre-se: acompanhe-os no processo.
Um anúncio de vaga é uma arte, então pinte ou esculpa com qualidade para que você também a receba de candidatos que se interessem pelo seu perfil.
Se você precisa de ajuda em sua empresa para encontrar o talento de Tecnologia que precisa, acesse o site da Revelo e deixe nossa experiência ser sua melhor aliada.
Fonte consultada: Gustavo Pernalete, profissional da comunicação de empresas.